Com dados consolidados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE no dia 12 de junho, identificou-se um crescimento no volume de serviços no Brasil. A comparação é do mês de abril em relação à março e marca a segunda alta consecutiva deste ano.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o aumento é de 5,6%.
Neste período analisado, destaca-se que, três dos quatro principais tipos de serviços com impacto positivo no resultado do mês são do setor de transporte.
Em primeiro lugar, o transporte aéreo, em terceiro o transporte rodoviário municipal e, em quarto lugar, a logística de cargas.
No total, o setor de transportes apresentou um aumento de 1,7% no período — o maior de todos os grupos de serviços. Isso pode ser um reflexo do aumento da demanda por serviços logísticos e de mobilidade, impulsionado por uma retomada econômica.
Especificamente falando sobre o segmento de transporte de cargas, os números gerais são positivos:
- Cresceu 0,2% em abril
- Ficou 34,1% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020)
- Ficou apenas 6,3% abaixo do seu pico histórico (julho de 2023)
No acumulado do ano, de janeiro a abril, o crescimento total é de 1,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Falando sobre os volume de serviços gerais acumulado, também houveram quedas, como nos grupos de serviços profissionais, administrativos e complementares e também no setor de serviços prestados às famílias.
De modo geral, os dados indicam uma recuperação de atividades econômicas, sugerindo um panorama positivo para os próximos meses.
Para se manter atualizado sobre as últimas tendências e dados do setor de serviços e transporte, assine nossa newsletter. Clique aqui para se inscrever.