Saber qual o custo de manutenção de um caminhão na gestão de frotas é uma informação fundamental para o seu planejamento de serviços e orçamentos.
Se você entende a manutenção desses veículos como muito alta e acredita que a redução dos custos se tornou impraticável, pode ser que esteja enfrentando um grande problema na sua operação.
Além de atrapalhar no controle de custos, também compromete a segurança dos condutores e cargas transportadas. Por isso, acompanhe:
- Qual o custo de manutenção de um caminhão;
- Como controlar o custo de manutenção de um caminhão;
- Maneiras de reduzir os custos de manutenção da frota de caminhões.
Qual o custo de manutenção de um caminhão?
Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois é necessário identificar o valor por tipo e modelo de veículo. Além disso, o mais indicado é que cada placa tenha sua conta específica, para ter maior confiabilidade nos valores efetivados.
Até porque a manutenção de um caminhão possui diversos valores em sua conta, da aquisição de uma peça para substituição até a revisão dos veículos.
Também entram custos de estoque, lavagem e limpeza interna dos veículos, mão de obra de serviços preventivos e corretivos e de ferramentas utilizadas no processo, como o checklist eletrônico e o sistema de manutenção.
Com tantos fatores para serem somados, torna-se difícil responder com precisão qual o custo de manutenção de um caminhão. Por isso, o mais indicado é que o cálculo seja feito individualmente, para cada placa da sua frota de caminhões.
Inclusive, porque cada caminhão tem suas características próprias, que impactam no desempenho geral dele.
Como calcular o custo de manutenção de um caminhão?
O cálculo mais utilizado é o de custo de manutenção por quilômetro rodado. É o seguinte:
Gasto com manutenção no período / Km rodado no período = Custo de manutenção por km rodado
Como saber se os custos de manutenção do caminhão estão elevados?
Uma maneira eficiente de entender o custo de manutenção de um caminhão é calculando a porcentagem desse custo ao longo de um ano e o nível dela em relação ao valor de aquisição do veículo.
Por exemplo, se o caminhão custou R$230.000 em sua aquisição e, ao longo do ano, você direcionou um orçamento de R$6.000 de manutenções para ele, o percentual será de 2,6% — uma excelente taxa.
Os custos elevados começam a ficar perceptíveis quando esse percentual sobe para em torno de 15 a 20%. E, se passar disso, está na hora de renovar a sua frota, pois não compensa mais você manter um veículo que gera tanta despesa à operação.
Outro indicador para acompanhar…
O custo de manutenção de um caminhão também pode ser classificado como bom, normal ou abaixo da média usando o indicador de desempenho “Custo de Manutenção Sobre Valor de Faturamento”.
No Brasil, um valor médio para esse KPI que é considerado como bom/regular é de 3,5% ao ano.
Qual o custo de manutenção de um caminhão por tipo de manutenção?
Cada veículo está suscetível a receber diferentes quantidades de serviços de manutenção, o que torna a resposta dessa questão imprecisa.
Um caminhão de determinado modelo pode receber 2 serviços preventivos no mês e 1 corretiva, enquanto outro modelo pode receber 3 correções e 1 prevenção, e assim por diante.
Mas, ainda podemos considerar um valor em porcentagem, que você pode realizar os cálculos para entender quais seriam os valores na sua frota. Uma divisão comum de valores direcionados por mês e por tipos de manutenção são:
- Manutenção preventiva: cerca de 40%
- Manutenção corretiva: no máximo, 20%.
- Manutenção preditiva: em torno de 35%.
O restante do valor é direcionado para outros custos, como o de peças de reposição.
Como controlar o custo de manutenção de um caminhão?
Para conseguir não apenas identificar qual o custo de manutenção de um caminhão, mas também manter um bom controle dos recursos financeiros e ativos da frota é necessário ter um plano de manutenção e manter a rotina determinada nele é ideal.
Além disso, você deve utilizar as ferramentas mais adequadas para esse propósito.
Dentre elas o sistema de gestão de manutenção, que possui funcionalidades para a visualização de custos e outros dados importantes, como a quantidade de manutenções por tipo, responsáveis por cada manutenção e, igualmente, os responsáveis pela quebra ou falha que levou ao serviço.
Maneiras de reduzir os custos de manutenção da frota de caminhões
Montar e cumprir o cronograma de manutenção da frota
Principalmente um que inclua o cronograma e atividades da manutenção preventiva de caminhões, pois essa é a chave para reduzir os custos do seu veículo. Isso inclui trocar o óleo regularmente, verificar os pneus, freios, suspensão e outras partes do veículo.
Utilizar peças de qualidade nos serviços
Também é importante escolher peças de qualidade ao substituir componentes do caminhão.
Embora as peças mais baratas possam parecer uma opção econômica a curto prazo, elas podem acabar custando mais a longo prazo, por terem uma vida útil reduzida ou por estragarem os demais componentes do veículo por não serem peças originais de fábrica.
Informar e instruir as melhores práticas de manutenção
Todos os motoristas e colaboradores devem estar cientes de suas tarefas e responsabilidades, contribuindo para que a gestão dos veículos e das manutenções seja efetiva e gere os resultados esperados: a famosa redução de custos operacionais.
Começar com uma planilha para controle de manutenção
Se você ainda está nos primeiros passos para implementar o controle de manutenção na frota, pode começar utilizando uma planilha e entendendo como funcionam os processos dessa gestão.
A planilha é uma ferramenta de baixo custo e que gera maior organização ao seu setor de manutenção da frota. Confira esse modelo que disponibilizamos gratuitamente para você baixar e começar a usar.