Qual é a importância da tecnologia na logística?

Entenda a verdadeira importância da tecnologia na logística e como seus benefícios se estendem às frotas veiculares.
Conheça a importância da tecnologia na logística.

A importância da tecnologia na logística se dá por fatores como o aumento da eficiência na gestão da cadeia de suprimentos e frotas, assim como na maior qualidade dos dados em cada etapa do processo.

Desde 2015, muitas empresas de tecnologia logística (logtechs) foram estabelecidas, introduzindo soluções inovadoras para gestão logística, gerenciamento de estoque, armazéns e até marketplaces de fretes.

Para as frotas, a aplicação de tecnologias oferecem um controle mais preciso sobre desempenho, consumo de combustível e manutenção dos veículos, permitindo uma gestão completa, analítica e que gera resultados realmente positivos.

Adotar essas inovações na logística envolve avaliar suas necessidades, selecionar as ferramentas adequadas e integrá-las estrategicamente em suas operações.

Continue lendo:

Qual é a verdadeira importância da tecnologia na logística?

Apesar da precisão com que a gestão logística e de transporte é executada, muitas vezes há surpresas que não podemos evitar ou nos planejar para combater, pois há complexidades maiores, sejam relacionadas ao comportamento humano ou a fatores ambientais.

Quando a tecnologia está envolvida, esses imprevistos diminuem e muitos problemas podem ser resolvidos antes que se tornem graves.

Confira em mais detalhes todos os fatores que determinar a importância da tecnologia na logística:

Impacto econômico e competitivo

Com a automação e integração de sistemas, as operações se tornam mais rápidas e eficientes, o que reduz custos e aumenta a lucratividade.

Dessa forma, as empresas que adotam soluções tecnológicas avançadas tendem a se destacar no mercado, atraindo mais clientes e expandindo suas operações de forma sustentável, graças a uma melhor gestão de recursos e processos mais ágeis.

Aumento de eficiência operacional

A tecnologia eleva a eficiência operacional ao automatizar processos manuais e otimizar tarefas, como roteirização de entregas e gerenciamento de estoque.

Sistemas inteligentes permitem que as empresas coordenem melhor suas operações logísticas, minimizando tempos de inatividade e melhorando o fluxo de trabalho. Isso acelera as operações e aumenta a capacidade de lidar com um volume maior de negócios sem comprometer a qualidade do serviço.

Redução de custos

De modo geral, as tecnologias otimizam processos e dão mais precisão nos dados, o que ajuda a gerar análises melhores e conforme a realidade do funcionamento do setor logístico.

Como um exemplo disso, são as ferramentas como sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) e plataformas de otimização de rota, fundamentais para diminuir gastos com combustível e manutenção ao identificar as rotas mais eficientes.

Mais segurança nas operações

Tecnologias como o IoT e sensores de temperatura, vibrações, entre outros, podem detectar condições perigosas antes que se tornem críticas, permitindo intervenções rápidas para garantir a segurança logística e no transporte e da carga.

Precisão de dados e análises

A capacidade de coletar e analisar informações em tempo real melhora a precisão do planejamento e das operações, permitindo que as empresas antecipem problemas, ajustem estratégias e otimizem suas cadeias de suprimentos com base em dados confiáveis e detalhados.

Ferramentas que automatizam processos manuais reduzem os erros humanos e a geração automática de relatórios por meio dos sistemas de gestão evita a leitura e interpretação incorreta das informações coletadas.

Resposta mais rápida às demandas do mercado

A tecnologia permite que as empresas de logística respondam rapidamente às mudanças nas demandas do mercado.

Isso porque os dados estão a poucos cliques de acesso e há diversas soluções que podem agilizar a leitura das informações para identificar falhas e oportunidades mais rapidamente, como as ferramentas que funcionam a base de inteligência artificial.

Atendimento às necessidades sustentáveis e ESG

Soluções como veículos elétricos, otimização de rotas para redução de emissões e sistemas de gestão ambiental permitem que as empresas minimizem seu impacto ambiental, gerenciem recursos de maneira mais eficiente e cumpram as regulamentações do seu setor.

Com a crescente demanda, é indispensável que o setor logístico e de transporte considere os princípios ESG (incluindo aspectos de sustentabilidade ambiental, social e de governança) em suas rotinas.

Quais são alguns exemplos de tecnologia na logística?

Aqui estão alguns dos exemplos mais impactantes dessas tecnologias:

  • Veículos autônomos

Utilizam sistemas avançados de navegação e inteligência artificial para seguir rotas otimizadas automaticamente, reduzindo a necessidade de intervenção humana e aumentando a segurança e a eficiência das entregas.

  • Internet das Coisas (IoT)

Integra dispositivos em uma rede conectada que coleta e transmite dados em tempo real, melhorando o monitoramento de cargas, veículos e condições operacionais, o que permite uma tomada de decisão mais informada e atualizada.

  • Big Data

Analisa volumes grandes de dados para identificar padrões, prever tendências e tomar decisões baseadas em insights precisos, desde a localização e temperatura até o comportamento do motorista e eficiência operacional.

  • Sistemas de gestão de transporte armazém

Plataformas como essas utilizam automação e análises para otimizar roteirização, inventário e operações de armazém, contribuindo para reduções no tempo e custo das operações logísticas.

  • Sistemas específicos para gestão de frotas

Isso pode incluir sistemas voltados para a manutenção dos veículos, dos pneus, para o controle de consumo de combustível, entre outras alternativas e funcionalidades que os gestores de frota podem explorar para reduzir interrupções operacionais e manter a frota sempre atendendo às demandas logísticas.

Qual a importância da tecnologia na logística em relação às frotas de transporte?

As frotas e a etapa do transporte são uma grande parte das operações logísticas, sendo as tecnologias fundamentais para atender também à essa área.

As ferramentas disponíveis permitem um controle mais preciso sobre os veículos, ajudando a monitorar e agendar manutenções, otimizar rotas, gerenciar pneus e realizar checklists de inspeção com muito mais agilidade.

Isso não só diminui custos com combustível e manutenção, mas também melhora a eficiência geral das operações.

Como começar e otimizar o uso de tecnologia na logística?

O primeiro passo é realizar uma análise detalhada das necessidades específicas da sua operação. Isso envolve identificar os gargalos e as áreas que mais podem se beneficiar da automação e da coleta de dados.

Em seguida, é fundamental escolher as tecnologias e ferramentas que melhor se alinham com os objetivos da sua empresa, sejam elas sistemas de gestão de frota, plataformas de rastreamento ou softwares mais específicos.

Uma vez selecionadas as tecnologias, a fase de implementação deve incluir treinar os colaboradores para que utilizem as novas ferramentas de maneira eficaz e integrar essas soluções aos processos existentes para garantir uma transição sem problemas.

Acompanhar o desempenho e os resultados em tempo real é crucial para ajustar e otimizar as operações continuamente.
Comece a implementar a tecnologia em suas operações logísticas. Conheça as soluções Prolog para gestão de frotas e transporte em uma demonstração gratuita de sistema. Agende agora.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.